segunda-feira, 13 de junho de 2011

Ética e Moral profissional
Na atualidade, houve-se falar muito em ética. Ética profissional, como por exemplo: a ética médica, onde os tais profissionais receitam medicamentos errados, e a enfermeira, ou seu colega de trabalho, mesmo vendo a tabuleta do paciente, com o nome incorreto, não pode dizer qual medicação foi receitada. Ou os policias corruptos que são cobertos por leis que lhes dão alternativas de escape para suas transgressões. No entanto a ética esta sendo utilizada como porta de escape para os defeitos ou erros cometidos por profissionais que na maioria das vezes são negligentes na execução das suas atividades profissionais.
Porem a ética não se resume somente ao fato de encobrir erros ela também nos auxilia no convívio em sociedade, pois é ela quem nos faz respeitar o limite existente entre um individuo e outro.
A perda dos valores como a honestidade, sabedoria, semelhança e sensibilidade são questões relacionadas à moral e ética. Mesmo trabalhando em conjunto não devemos jamais confundi-las. A moral é um fenômeno social particular, é tudo o que fazemos por dever, assim, submetendo a um mandamento. É ela que regula os valores e comportamentos de uma sociedade.
Ética é o que fazemos por desejo e amor de forma espontânea sem nenhuma coação, tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que haja um convívio saudável. Seu objetivo é limitar as ações humanas, de modo que a sociedade viva cada vez mais em comunhão.    Podemos citar alguns exemplos de convívio social: relação entre alunos, professores, funcionários técnico-administrativos, coerência entre teoria e prática. Em uma vivencia ética, o que se faz não pode ser diferente do que se vive. Preservação da natureza, uso de produtos descartáveis, energia elétrica, reciclagem de lixo entre outras atitudes, são pontos de partida comuns para aplicar na vida ética social. a mora e a ética vão muito alem dos portões de uma empresa elas nos seguem desde o nascimento até a morte. Ao nascermos e crescermos aprendemos com os nossos pais e educadores como manter uma vida social saudável através dos cumprimentos das regras morais e éticas. E mesmo quando morre alguém, a ética esta presente, pois o respeito a quem partiu faz parte da nossa vida ética e moral.
Moral e ética do professor
A ética nasce na existência de cada um, mas o professor exercendo seu profissionalismo se torna uma pessoa moral em sala, o que não significa que tenha ética a todo tempo. O profissional por sua vez, com sua liberdade individual restritiva de caráter obrigatório tenta manter a moral para ter um convívio social equilibrado.
Um professor, portanto é importante para a formação de crianças, adolescentes e jovens, por isso deve preocupar-se com valores éticos e morais. Considerando que os valores morais são construídos em todos os momentos, dentro e fora da escola, que cada aluno constrói seu sistema de valores baseado nas interações estabelecidas pelo educador e também que esses valores resultam de projeções de sentimentos positivos, entre outros, a vida do professor – suas atitudes, seu comportamento, seu vocabulário – deve ser levados em consideração. Como educador, ele não deve considerar apenas a vida moral individual, mas também deve estar comprometido com a harmonização da convivência coletiva. Dessa forma, é de suma importância que o professor reflita sobre sua função de educar, pois ela transcende o seu trabalho na sala de aula. E como moral tem relação direta com deveres e o sentimento de obrigatoriedade, corresponde, a um ‘querer’, é ponto passivo que uma pessoa somente age moralmente quando assim o quer. Podemos acrescentar ainda os vários papeis exercidos pelo professor em sala de aula, que cada vez mais vem expandindo-se. Cada vez mais o relacionamento entre docente e discente torna-se muito afetivo. Os pais, com o aumento de sua carga horária de trabalho, terminam deixando a educação informal para os professores. Esse aumento de responsabilidade gera no educador uma necessidade de assumir vários papéis, tais como o de psicólogo, enfermeiro, nutricionista e até mesmo de pai e mãe.   A questão é que no mundo corrido de hoje o professor tem que saber um pouco de tudo para assumir os variados papéis da sua profissão e, para que possa ser tido como capaz de executá-la. Por ser o espelho mais acessível ao aluno, ele irá se inspirar no seu instrutor para formular uma personalidade, já que não encontra as estruturas necessárias em casa.
Concluindo, Quando se forma ou torna-se professor, já vai a campo com consciência da sua responsabilidade não só enquanto profissional, mas principalmente enquanto cidadão. O professor que atua com prazer em sua profissão, age racionalmente, é moralmente responsável e ético. E hoje, como em nenhuma outra época passada, em uma sociedade tão carente de valores, esse seu papel é de fundamental importância. Daí torna-se necessário introduzir nas aulas uma didática moral e ética para gerar nos alunos um desejo de seguir o que é correto moralmente e eticamente para um convívio saudável em sociedade.

( Lidiane de Paula Rodrigues da Silva)

Um comentário: