segunda-feira, 4 de julho de 2011

Brasil! O país sem preconceito?!

Certamente você já deve ter ouvido ou visto a seguinte frase” Brasil terra sem preconceito”. Pura mentira! Cada vez mais o preconceito linguístico vem crescendo. O que vejo nas ruas e lugares que frequento com amigos é mais dura e real descriminação com aqueles que falam contrariamente a gramática. No nordeste onde eu vivo então! E o lugar onde eu mais tenho visto esse preconceito crescer. Confesso que não é  fácil acostumar-se a ouvir algumas palavras que antes eu considerava “erradas”, mais que hoje sei que são apenas variedades da minha lingua materna. Muitos acham que corrigir as pessoas é uma prova de intelectualidade. Porém, já está mais do que claro que é uma falta de educação e uma prova de total ignorancia da parte de quem corrige as pessoas, isso só comprova que tais pessoas não retem o conhecimento a respeito das variedades existentes na sua língua( em nosso caso a lingua portuguesa). Graças a alguns programas do governo cada vez mais pessoas tem tido a oportunidade de frequentar escolas e cursar o nivel superior. Isso no entanto, não lhes dá o direito de sair menospresando aqueles que falam diferentemente do que aprendemos na sala de aula ( a forma culta de falar). Devido as faltas cometidas por tais pessoas é que continuo lutando e enfatisando o derrubamento do preconceito línguistico. Acabemos pois, com essa mania de querer parecer saber mais sem saber do que estamos falando. Preste atenção! Preconceito é falta de educação! Seja ele qual for. Obrigada e até a proxima postagem.

5 comentários:

  1. É verdade o preconceito está se tornando cada vez mas uma épidemia em nosso pais sabemos que temos muitas diferenças seja elas de línguas, pontos de vista, raça etc...
    Mas enfim essa redação que vc fez chega a ser dissertativo, argumentativo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Maísa pela contribuição com seu comentário. Bem Maísa busquei expressar de forma argumentativa e também dissertativa uma opinião particular mais que também foi tema de um artigo na faculdade. tirei o argumento de experiências vividas e assim formou-se esse breve texto. porém pretendo em breve publicar o artigo por inteiro. Abraços!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. STA É UMA QUESTÃO BEM CRITICA EU CONHECI UM SITE QUE FALA BASTANTE SOBRE ESSE Tema Brasil: um país sem preconceito?

    http://imaginacaoemclasse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir